Há mais de 30 anos sem estudar, com os filhos criados e uma vontade de mudar, Helena Lauris, de 56 anos, concluiu recentemente a graduação e pós-graduação em Gestão Pública e está cursando Direito. Servidora pública há muitos anos, Helena caminha no sentido contrário a muitos brasileiros, ela quer deixar a carreira pública e ser uma profissional autônoma. “Meu objetivo é advogar e deixar o serviço público, começar uma nova carreira profissional”, contou Helena, que hoje trabalha no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev).

“Eu sempre gostei de estudar e falava que depois que as crianças estivessem grandes - Julianna, 30 anos, Patrícia, 29 anos, e Victor Hugo, 23 anos - iria fazer um curso superior, pois só havia concluído o Ensino Médio”, relatou. Sobre as dificuldades, Helena disse que foi tranquilo, apesar de ter iniciado dois cursos de graduação ao mesmo tempo: Gestão Pública e Direito, ambos em 2014.

Sobre a nova carreira, Helena pensa em advogar na área de família, pois atuou como escrivã da Vara de Família por dez anos. Mas, hoje trabalhando no Igeprev, também pensa no Direito Previdenciário, que a interessa também. Quando falamos sobre o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, exigência para ser advogado, Helena sorriu, lembrando que será preciso estudar bastante.

Em meio aos livros, ela demonstra que é aplicada e que garante essa tranquilidade em voltar a sala de aula depois de tantos anos com organização e estudo. O seu curso é presencial, tendo uma dia na semana de aula pela internet.

Helena também tem procurado incentivar um dos filhos, já formado em Jornalismo, a fazer uma nova graduação e a acompanhar na jornada de estudos.