“Não é razoável a perda de renda e o desperdício que vemos aqui. Nosso compromisso é investir em infraestrutura, fazer uma aliança entre quem produz e quem trabalha”. Esse foi o compromisso firmado pelo candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) minutos antes do lançamento de sua candidatura no Tocantins. Ele explicou que pretende investir no desenvolvimento do País, destravar a ferrovia Norte-Sul, concluir a Transnordestina e a Leste-Oeste e interligá-las para possibilitar a escoamento do que é produzido em todo o País e ainda investir na recuperação e melhoria da rodovias brasileiras. “Este conjunto de coisas vai fazer isso aqui explodir de produção e emprego”, afirmou.

Durante sua passagem por Palmas, o presidenciável falou sobre o momento político por que passa o País e criticou alguns discursos de candidaturas adversárias, que segundo ele, se aproveitam de um momento de crise que o País está vivendo, para dizer o que o brasileiro está vivendo. O Jair (Bolsonaro - PSL) é capitão do exército formado em uma das melhores academias do mundo, as Agulhas negras e defende que o cidadão ande armado para defender-se, mas ele foi abordado por bandidos outro dia em sua cidade - Rio de Janeiro (RJ) - e entregou a pistola, então vejo que ele se apropria de um discurso que o povo quer ouvir”, conclui.

Sobre a candidatura do ex-presidente Lula (PT), Ciro acusa a cúpula do Partido dos Trabalhadores de estar fazendo um tipo de fraude eleitoral. “Sou uma pessoa que aposto na inteligência do povo e o que a cúpula do PT tá fazendo é uma espécie de fraude. Eles agitam a canidatura do Lula para explorar a boa fé do povo, gerar comoção, mas o Lula não vai poder ser candidato porque legalmente está inelegível. Daqui a pouco ele não será mais candidato”, conclui.

Sobre programas de desenvolvimento para o País, o presidenciável avaliou que é preciso defender as tecnologias desenvolvidas aqui, a exemplo das aeronaves brasileiras, como o Casas Great e o KC-390, que estariam sendo negociados com os Estados Unidos pelas autoridades brasileiras “de forma criminosa”, denuncia.

Ciro disse ainda que pretende fortalecer o complexo de saúde hospitalar, para reduzir a dependência do mercado estrangeiro, aplicando a mesma lógica para os setores de petróleo, gás, biocombustíveis e energia, bem como o complexo industrial do agronegócio.

Sobre a reforma política, o candidato considerou que é necessário que o eleitor escolha seus políticos sem paixão, para escolher bem. “Paixão a gente deve ter por artistas, político precisamos olhar sempre com um pé atrás, desconfiar. A exceção do Temer todos os que têm mandatos fomos nós que elegemos”, finalizou.