Os deputados estaduais e vereadores de Palmas retornam do recesso de julho hoje, com sessões agendadas para início às 9 horas. O desafio do Parlamento é conduzir os trabalhos no Legislativo e garantir quórum nas sessões em um período eleitoral, quando a maioria dos integrantes vão concorrer a reeleição ou vão buscar outras cadeiras no Congresso ou no caso dos vereadores, buscarão ocupar outros cargos.

No Congresso Nacional, que também retorna do recesso hoje, a expectativa é que os parlamentares retornem para Brasília (DF) apenas depois das convenções que terminam no próximo domingo.

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSD), avalia que em razão do período da convenção, com as articulações e alianças políticas, os vereadores devem comparecer realmente nas sessões a partir do dia 6, quando já terá passado as convenções. Ele contou que dos 19 vereadores da Capital, dez a 12 são pré-candidatos a deputado estadual ou federal.

Perguntado sobre os trabalhos da Casa, se as eleições poderão atrapalhar as votações de projetos. Folha disse: “acredito que a partir da próxima semana, com as alianças políticas definidas, tudo deve ser normalizado. É um período eleitoral, mas com maturidade e lembrando o compromisso que temos com Palmas acredito que será um período produtivo e que a campanha não atrapalhará a atuação da Câmara Municipal.”

O Jornal do Tocantins tentou falar com a presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro (PSDB), mas não conseguiu.