O município de Araguaína se destacou no IEGM nas áreas da educação, da saúde e da cidade, sendo a melhor colocada com notas B+ e A. Perguntado sobre efetividade dos serviços, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) respondeu que ainda não está 100% e a tendência é melhorar ainda mais. “O que houve foi uma evolução muito grande, que pegamos no início da gestão e até término do mandato”, avaliou o prefeito.

Dimas detalhou que na área da educação a gestão dobrou o número de alunos em sala de aula, vagas sobrando nas creches, ar condicionado em todas as unidades. Em relação a saúde, Dimas destacou como avanços o agendamento da consulta por meio de 0800, atendimento ágil, medicamentos na própria unidade de saúde. “Vamos implantar o serviço de consulta com hora marcada com o dentista”, contou.

O prefeito ainda destacou que o diagnóstico do TCE é importante e permite ao gestor municipal ver em que área ele deve dar uma atenção maior.

Outro município que teve destaque foi Aurora do Tocantins, sudeste do Tocantins, na área de meio ambiente. O prefeito reeleito Aloilson Tavares Cardoso (PTB), conhecido como Caçula, explicou que a prefeitura investe em ações de preservação do meio ambiente, nos pontos turísticos da cidade.

O prefeito de Centenário, Wesley Camilo (PSDB), defendeu que qualquer ação que traga transparência à gestão é importante.