Com uma votação apertada, os servidores do Quadro Geral do Estado decidiram finalizar a greve e retomar o trabalho hoje. As assembleias gerais, realizadas ontem, em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Taguatinga, finalizaram com um placar de 200 votos pelo fim da greve contra 189 pela manutenção da paralisação dos serviços.

A decisão foi em resposta à proposta dos deputados estaduais da revisão da data-base, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa no início da noite de ontem.

A data-base ficou com índice de 8,34% parcelada em duas vezes. A proposta aprovada prevê folha de pagamento complementar em julho para inclusão dos retroativos de maio e junho deste ano, sendo 4,17% para cada mês. O percentual de 4,17% referente a julho é incorporado na folha deste mês, deixando para outubro o adicional de 4,0033%. Os passivos financeiros gerados pelo parcelamento serão pagos em 12 vezes a partir de janeiro do próximo ano.

Avaliação

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, afirmou que o objetivo da greve, que era a data-base implantada integralmente, não foi alcançado, mas que houve ganhos em comparação a proposta enviada pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) para a Assembleia Legislativa. Pinheiro apontou a antecipação da segunda parcela da data-base de novembro para outubro e o parcelamento dos passivos em 12 vezes a partir de janeiro de 2016, sendo que a proposta inicial era de 24 vezes, a partir de fevereiro de 2016.

Pinheiro frisou que os servidores devem voltar ao trabalho hoje. Ele explicou que o Sisepe irá analisar se será necessário fazer um trabalho mais intenso para atender as demandas do cidadão. “Vamos avaliar caso a caso, pois cada setor tem suas peculiaridades”, destacou.

Sobre as áreas mais afetadas pela greve, Pinheiro explicou que o Quadro Geral foi impactado como um todo.

A reportagem tentou um posicionamento do governador Marcelo Miranda, mas a informação oficial é que ele estava fora de Palmas, o que dificultou o contato.

Polêmica

Um grupo de servidores afirmou que teria havido manipulação na votação da assembleia geral dos servidores do Quadro Geral, em Palmas, e cobram a presença do presidente do Sisepe, que estava acompanhando a votação da data-base na Assembleia Legislativa. Os servidores Gino Machado, Dayane Velasco e Edna Mendonça relataram que a assembleia foi mal conduzida e que pessoas desconhecidas teriam participado da votação. Pinheiro disse que o sindicato irá apurar os fatos com base na relação de presença.