Lailton Costa

Lailton Costa
lailton.costa@ojc.com.br
Serviços da saúde em hospital privado

Profissionais alertam sobre o repasse de serviços de saúde do Hospital Geral de Palmas (HGP) para o Hospital Santa Tereza, da Capital. Questionada, a Secretaria da Saúde (Sesau) confirma que repassará para o hospital privado serviços de UTI adulto. A pasta diz tratar-se de credenciamento decorrente de chamamento público, mas não forneceu detalhes, nem valores da contratação, afirmando que as informações serão publicadas quando o processo for finalizado. A Sesau diz que serão dois leitos de UTI adulto de sobreguarda e serão usados para as cirurgias eletivas deixando os leitos do HGP para urgência e emergência.

Um aliado desses

Aliados do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), se intrigam com a atuação do vereador Ivanilson Marinho, líder da base aliada. Criticam que ela goza de benefícios de aliado, mas age como se oposição fosse. Também apontam prejuízos ao Executivo em votações de interesse da Prefeitura que a bancada, por conhecer pouco do Legislativo, se deixa influenciar pela opinião do vereador.

Quem quer o fardo

Ivanilson refuta com quatro pontos. Se procedesse a crítica, seria outro o líder dos 11 vereadores da base. “Ninguém quis o fardo”, diz. Por não ser “bajulador de ninguém” afirma que analisa com lisura os projetos e, se necessário, os emenda e altera. Ressalta que esses aliados que assim pensam são “bajuladores e ignorantes”. No quarto ponto, garante que até agora o prefeito, que é quem decide a liderança, não lhe disse nada e nem ele, líder, tomou “outra direção”.

Fez que não viu

Nem a União dos Vereadores (UVT) nem a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) deram um pio sequer sobre a revelação de que as Câmaras Municipais estão sendo omissas ao deixaram de julgar 2,3 mil contas de prefeitos entre 1988 e 2016.

Despreocupadas

Nem os vereadores cumprem seu papel e nem as entidades que representam legisladores e gestores estão preocupadas com esse quadro degradante.

Transição

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) pretende dialogar com o vereador e deputado eleito Júnior Geo (PROS) para uma espécie de “transição” de mandato na próxima semana.

Preparo

Como vai deixar o mandato (disputou o Senado), Mourão avalia que municiar o novo deputado com o máximo de informações sobre o Estado vai ajudá-lo no início do exercício do mandato e representa um gesto digno para com o Tocantins.

Vereador Folha (PSD)

Presidente da Câmara de Palmas

Qual sua avaliação preliminar das diretrizes orçamentárias para 2019?

Me preocupa o recuo de 9% nas receitas em relação a 2018 e o índice de 52% nos gastos com pessoal, superando o limite máximo, de 51,45%, o que vai exigir reflexão e união do Legislativo e do Executivo para encontrar mecanismos que não deixem a cidade parar, mantendo o desenvolvimento atual e motivar os servidores.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários