Emerson Alencar

Emerson Alencar
emerson.alencar@jtocantins.com.br
Gaguim vai à PF e Podemos anuncia

Gaguim vai à PF e Podemos anuncia sua saída

Ontem deve ter sido um dia daqueles para o deputado federal Carlos Gaguim (sem partido). Depois de ter que passar pela Polícia Federal para dar esclarecimentos sobre a Operação Ápia, que investiga desvios de recursos no Governo do Estado, o Podemos, partido ao qual era filiado, divulgou nota por meio de sua assessoria anunciando a desfiliação do deputado tocantinense. A nota diz que por causa da investigação de Gaguim na Operação Ápia, a “Executiva Nacional do Podemos solicita o imediato cancelamento de sua (de Gaguim) filiação dos quadros do partido”.

História

A saída do deputado Carlos Gaguim do Podemos já era prevista. A relação do deputado com o partido ficou abalada quando Gaguim tentou votar a favor do presidente Michel Temer (PMDB) na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara na análise do pedido de impeachment. Na época Gaguim foi substituído às pressas na CCJ por outro membro do Podemos, que votou pela autorização da abertura de processo.

Destino

Depois do episódio do impeachment, Carlos Gaguim foi afastado do comando do Podemos no Estado e anunciou que deixaria o partido. Semana passada, o subprefeito da região Sul de Palmas, Adir Gentil, foi filiado ao Podemos a assumiu o comando da sigla no Estado. Ontem surgiu a informação que Gaguim aproveitaria a Convenção Nacional do DEM, que seria realizada hoje, para assinar filiação ao partido. Mas a informação não foi confirmada.

Para Brasília

O governador Marcelo Miranda (PMDB) cancelou a agenda que teria ontem em Gurupi e viajou para Brasília. Isso aconteceu após o anúncio da 6ª fase da Operação Ápia, que investiga irregularidades na contratação de obras pelo Governo do Estado. A viagem de Marcelo para Brasília teria ocorrido para acompanhar a esposa, deputada federal Dulce Miranda (PMDB), uma das investigadas nessa fase da operação.

Comparativos

Na corrida das pré-candidaturas ao governo do Estado, o prefeito Carlos Amastha (PSB), quer mostrar os bons resultados da gestão de Palmas e que nenhum outro prefeito do Tocantins teria números melhores para apresentar, segundo teria dito. Para isso, iniciou um mutirão nas secretarias de levantamento de informações para mostrar seus resultados. A proposta seria confrontar os números de Palmas com os de Araguaína, administrada pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR), outro pré-candidato ao Governo em 2018.

 

Fabiano do Vale, Presidente da Faciet

Qual o resultado da mobilização feita por entidades junto ao Governo pela manutenção do desconto de 75% na complementação de alíquota do ICMS?

“O governador se sensibilizou ao ouvir todos os presidentes e acreditamos que obteremos êxito nessa questão que representa todos os microempreendedores e empreendedores de Palmas”.

(Foto: Lia Mara)

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários