Lailton Costa

Lailton Costa
lailton.costa@ojc.com.br
Executivo e Legislativo: itens para uma pauta

Como os chefes do Executivo e do Legislativo no Tocantins não adotam a prática de publicar suas agendas, o primeiro encontro entre os dois poderes após as eleições, hoje, não deve ser uma tertúlia entre amigos, mas uma pauta de relevantes temas. Para além do pacto para reequilibrar o Estado, um tópico de interesse da Casa é o atraso nos repasses de recursos para Assembleia, inclusive os pagamentos dos consignados e Igeprev. Não menos importante, as emendas parlamentares, inclusive as para festas agropecuárias e shows. Não custa lembrar ações do Ministério Público e de Contas para bloqueio desses recursos.

A PEC do teto

Resultado da peregrinação para a aprovação da PEC do teto, sindicalistas se mobilizaram para a provável votação hoje. Fiam-se na pauta da presidente Luana (PSDB). Mas um dos autores, Nilton Franco (MDB), pediu a retirada, por estar em Goiás. Contramanobra à manobra.

Incríveis

Líderes dos servidores amparam-se no apoio dado por Carlesse enquanto presidente da Casa e no acordo feito por ele com sindicalistas durante a eleição suplementar para se mostrarem críveis de que o apoio à matéria será mantido.

Lideranças

Olyntho Neto (PSDB) e Valderez Castelo Branco (PP) foram os indicados pelo governador Carlesse, respectivamente como líder e vice-líder do Executivo no Parlamento. Os dois conduzirão a atuação da base aliada na votação da PEC.

Na Sefaz

Por falar em agenda “secreta”, ontem, uma atitude rara para um chefe do Executivo. O governador Carlesse despachou com o titular da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando, no gabinete do secretário e não no Palácio Araguaia.

Ineditismo

O gesto singular chama a atenção: o governador ir despachar com secretário na pasta. O trivial é o inverso. Sandro disse que a pauta foi o ajuste fiscal. Houve servidor que elogiou o ato e Carlesse até posou para fotos.

Nova chefia

A Polícia Federal no Tocantins será comandada a partir de novembro pela delegada Cecília Silva Franco, que assume a superintendência regional no lugar do delegado Arcelino Vieira Damasceno.

Missão boliviana

Arcelino Damasceno será transferido para a Bolívia em dezembro. A posse de Cecília será no dia 9 de novembro, às 9 horas, no auditório da Justiça Federal em Palmas.

Ricardo Ayres

Deputado estadual, autor do parecer da PEC do subteto

Por que seu parecer é contra a PEC que cria o subteto único no Tocantins?

Somos nós, de onde me incluo como servidor, que devemos trabalhar pra nossa população e não o contrário. O político e o servidor existem para servir à população e não ser servido por ela. O equilíbrio fiscal é inadiável e a proposta além de inadequada é injusta com nossa população.

ATÉ ESPORTIVA

O Naturatins convocou coletiva para hoje às 9 horas para anunciar que na Piracema, que vai de 1º de novembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019, vai proibir todo tipo de pesca, incluindo torneios ou campeonatos s de pesca, além de vedar o transporte, venda e o beneficiamento dos pescados.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários