Emerson Alencar

Emerson Alencar
emerson.alencar@jtocantins.com.br
Eleitores abertos à renovação, diz Ibope

Eleitores abertos à renovação, diz Ibope

Uma pesquisa feita pelo Ibope e divulgada ontem mostra um cenário bastante aberto à renovação política na disputa eleitoral deste ano. O estudo traz que 44% dos entrevistados estão pessimistas com a eleição presidencial. A corrupção e a perda de confiança na classe política são alguns dos fatores motivadores desse pessimismo. Outro ponto que aponta para a força da renovação é o fato de 16% dos pessimistas falarem que faltam opções para votar e outros 11% de serem sempre os mesmos na disputa eleitoral. Entre os 23% dos entrevistados que disseram estar otimistas, uma boa parte (32%) disse que o motivo desse otimismo é possibilidade de renovação e uma expectativa de mudança no quadro eleitoral para o pleito deste ano. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios.

PreviPalmas

Na sessão solene de ontem na Câmara de Vereadores de Palmas, marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade de 2018 da Igreja Católica, o vereador Lúcio Campelo (PR) cobrou do presidente da Casa, vereador Folha Filho (PSD), a instalação da CPI do PreviPalmas. A cobrança veio depois do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), ter dito em vídeo divulgado nas redes sociais que iria pedir ao presidente da Câmara que instalasse a CPI para investigar o fato. “Não seja conivente, presidente (Folha), instale a CPI do PreviPalmas”, disse Campelo.

A situação

Carlos Amastha sugeriu a abertura de CPI do PreviPalmas depois de denúncia de investimentos suspeitos feitos pela instituição ao projeto do Cais Mauá, em Porto Alegre. “Vou pedir ao presidente Folha que vale a pena fazer uma CPI para a gente determinar se houve ou não houve crime nisso aí (investimento no Cais Mauá)”, afirmou Amastha.

Dom Pedro Brito Guimarães

Arcebispo de Palmas

No ano em que a Campanha da Fraternidade apresenta uma reflexão sobre a violência, como o senhor analisa o momento pelo qual a sociedade está passando?

“Vivemos um momento de violência gratuita e institucionalizada que destrói as famílias e os tecidos sociais. É preciso pensar o Brasil que queremos para o futuro”.

O candidato

A honestidade e a sinceridade na campanha são as características mais importantes para um candidato à Presidência para 87% dos entrevistados pelo Ibope. Entre as múltiplas escolhas, os eleitores ouvidos também apontaram como características importantes o fato de o candidato nunca ter se envolvido em esquema de corrupção (84%), a confiança que ele transmite (82%) e o pulso firme (78%).

Promessas

A pesquisa Ibope também mostra que a confiança na atual classe política está em baixa. Dos entrevistados, 75% disseram não confiar nas promessas de campanha dos candidatos.

Partido

Outro ponto também em baixa são os partidos. Ao Ibope, 72% dos entrevistados falaram que votarão nos candidatos que gostam, independentemente do partido ao qual ele está filiado.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários