Emerson Alencar

Emerson Alencar
emerson.alencar@jtocantins.com.br
Antena Ligada

Vereadores votam a favor de emenda

Vereadores de Palmas votaram ontem mais uma vez pela aprovação das emendas impositivas ao Orçamento do Município. Foi o segundo turno de votação. A proposta não era bem vista pelo prefeito da Capital, Carlos Amastha (PSB). Mas aliados dizem que o prefeito não teria entrado na disputa pedindo voto contra a matéria. “Cada vereador votou levado por sua consciência”, argumentou o líder do Governo na Câmara, vereador Tiago Andrino (PSB). A votação foi maciça. Quatorze votos a cinco. Mas justamente os cinco contrários foram os aliados mais fiéis de Amastha. Agora o projeto terá que ser votado em terceiro turno. Se confirmada a aprovação, os vereadores terão em torno de R$ 10 milhões no Orçamento do município para fazer suas indicações.

Argumentos

O vereador Tiago Andrino se disse contrário às emendas impositivas por entender que os exemplos que se têm no cenário nacional “são uma vergonha”. “Vimos o quanto o presidente Temer usou a liberação de emendas para se beneficiar em votações no Congresso. Aqui no Tocantins, vimos partidos sendo comprados, prefeitos sendo cooptados. Por isso sou contra emenda por entender que não é um instrumento que contribua com a democracia”, defendeu Andrino.

Desta vez

Na votação em primeiro turno da emenda impositiva surgiu a informação de que pessoas indicadas pela vereadora de Palmas, Vanda Monteiro (PSL), à Prefeitura teriam sido demitidas porque a parlamentar teria votado a favor da matéria. Depois veio a informação de que o problema já teria sido contornado e a vereadora voltando à base do prefeito. Porém, novamente Vanda votou a favor do projeto. Aguardemos para ver o que ocorrerá desta vez.

LOA

A discussão sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado será intensa na Assembleia, mas não deve ser longa. A intenção do presidente da Assembleia, deputado Mauro Carlesse (PHS), é contar com a participação dos prefeitos do Tocantins.

Prefeitos

A proposta do presidente da Assembleia é marcar uma reunião para discutir a LOA e convidar prefeitos dos 139 municípios tocantinenses. A ideia é fazer uma discussão ampla entre os deputados e os prefeitos e que os gestores municipais possam contribuir também com a indicação de emendas à Lei Orçamentária Anual do Estado.

Nem a UFT

Ladrões não estão perdoando nada. Nem o caixa eletrônico da Universidade Federal do Tocantins (UFT) passou impune. Bandidos explodiram o caixa eletrônico da universidade durante a madrugada e levaram o dinheiro. O câmpus tem serviço de segurança, mas são poucos e contam com estrutura precária.

Nésio Fernandes

Secretário da Saúde de Palmas

Como o senhor avalia o uso indiscriminado de agrotóxicos por produtores rurais atualmente?

“Não sabemos o que comemos e por isso precisamos avançar no real impacto dos agrotóxicos na saúde. Precisamos de um revolucionário extensionismo agrícola para que as pessoas possam produzir e consumir o que produz com saúde”.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários