Lailton Costa

Lailton Costa
lailton.costa@ojc.com.br
A ineficácia das Câmaras revelada pelo JTo

É um escândalo para as Câmaras Municipais do Estado os dados revelados em matéria especial do JTo, domingo, com dados do Tribunal de Contas (TCE): mais de 73% de todas as contas de prefeitos, da criação do Tocantins a 2016, jamais foram julgadas pelo legislativo. São mais de 2,3 mil processos com pareceres do TCE. A omissão revela conivência e esconde práticas ímprobas. Rio Sono, com 7 processos entre 2008 e 2015 e Almas, com 6 ainda não analisados lideram os legislativos omissos. Não há ninguém que possa obrigar os vereadores a cumprir o básico de fiscalizar o executivo, o que inclui as contas?

Outra pane

O Legislativo estadual também passa por pane, mas de ordem física. Pico de energia semana passada deixou todo o sistema web fora do ar. Afetou também a telefonia. O site da Assembleia provisoriamente pode ser acessado na extensão “gov” e não “leg” (www.al.to.gov.br).

Sem cotação

Pane também na Secretaria da Agricultura e Pecuária. Por lá, desde o dia 27 de setembro não se publicam mais as cotações agropecuárias. A pasta chegou a publicar que a suspensão seria temporária em decorrência de “alguns problemas” com a internet”. Como segue sem publicação, a pane permanece.

Diretores

A presidente do Legislativo estadual, Luana Ribeiro (PSDB), trocou mais três diretorias: Elaine Borges assume a Gestão de Projetos, Glês Nascimento a de Comunicação e

Josmundo Souza a Escola do Legislativo.

Cumprimento

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o cumprimento da sentença da Justiça Federal que condenou o guarda metropolitano Jocelio Pereira Santos e seu cunhado, o empresário Joaci Pereira, a ressarcirem dano de R$ 230.3 mil à Prefeitura de Palmas. A sentença se refere à ação contra o grupo acusado de fraudar licitação de uniformes da GMP em 2008.

Pastores na PRE

O procurador regional eleitoral Álvaro Manzano vai ouvir no dia 18 de outubro, a partir das 14h30, os pastores Jurandir Oliveira, Paulo Martins Neto, Amarildo Martins da Silva e Claudemir Lopes. A oitiva faz parte de uma investigação de abuso de poder religioso, tido como um tipo de abuso econômico, pelo TSE.

Os apoiados

Manzano apura se em convenções de igrejas conduzidas por eles, houve manifestação de apoio à candidatura de Eli Borges (SD) a deputado federal e a Felipe Martins,

Professor Delan e Hélio Santana para deputado estadual.

César Halum (PRB)

Deputado federal e candidato não eleito ao Senado

O senhor foi sondado para compor a gestão estadual de Carlesse?

Eu e o governador Mauro Carlesse somos aliados de primeira hora, no entanto, ainda não conversamos sobre esse assunto. No momento, eu estou determinado a cumprir meu mandato de deputado federal até o final ou seja, até o dia 31 de janeiro de 2019, cumprindo assim a missão do mandato eletivo.

SÃO JOÃO

A procuradora da República Carolina Augusta Rosado abriu investigação sobre a suspeita de lotes do Projeto São João I terem sido titulados com área menor que a comprada e a respeito de suposta dívida cobrada dos assentados referente às despesas com materiais de construção.

NO DIA DE HOJE

- Dia Mundial da Alimentação (ONU)

- Dia da Ciência e da Tecnologia

- Dia do Instrutor de Auto Escola

- Dia do Anestesista

- Dia de Santa Margarida Maria Alcoque

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários