O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais de Palmas, Tiago Andrino, deixará a gestão municipal na próxima terça-feira em função das eleições deste ano, já que o prazo para a desincompatibilização termina na próxima sexta-feira. Em seu lugar, ficará o secretário executivo de Governo e Relações Institucionais, Adir Gentil.

O anúncio foi feito ontem pelo perfeito, tendo a participação de Andrino e Gentil e a presenção dos demais secretários e servidores da Secretaria de Governo e Relações Institucionais.

Andrino explicou que deixa a gestão para dedicar-se a sua pré-candidatura a deputado federal e também as atividades do Partido Progressista (PP) em Palmas, no qual ele é presidente. “Temos o desafio de preparar a convenção do PP e também organizar debates na Capital com o nosso pré-candidato ao governo Roberto Pires (presidente da Federação das Indústrias do Tocantins - Fieto)”, disse.

“A confiança para mim é fundamental, quero trabalhar com quem confia em mim e que também eu possa confiar e é esse o meu sentimento em relação ao prefeito Amastha”, disse Gentil. Ele destacou que os trabalhos e projetos da secretaria terão continuidade.

O prefeito elogiou o trabalho do Andrino e ressaltou a importância da sua participação na gestão municipal. Sobre sua pré-candidatura, Amastha disse estar confiante. Em relação ao Gentil, o prefeito frisou sua confiança e tranquilidade de que um bom trabalho será feito.

 

Viagem

Amastha estará fora do Brasil na próxima semana. No período de 29 (amanhã) a 5 de abril, o prefeito acompanha a caravana de 30 educadores em mais uma etapa do Programa de Modernização da Gestão Escolar, que agora visitará a Itália. O prefeito disse que o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Major Negreiros (PP), não irá assumir a prefeitura, que ficará o período sem prefeito.

“Negreiros parece que tem pretensão de ser candidato este ano, e apesar dele poder assumir a prefeitura até a sexta-feira, quero evitar comentários que ele teria sido favorecido em função de assumir a gestão municipal”, explicou Amastha. Em outra ocasião, Negreiros disse ao Jornal do Tocantins que não assumiria a função de prefeitura para evitar possível problema jurídico, caso decida ser candidato.

 

PreviPalmas

Em relação a indicação do presidente do Instituto de Previdência Social de Palmas (PreviPalmas), Amastha disse que isso não ocorrerá por agora. Ele explicou que fará uma reforma profunda no instituto visando a realização de aplicações dentro das normas e seguras, mas também, com a possibilidade de serem feitas em fundos de negócios que atuam ou irão atuar na Capital, garantindo mais rentabilidade.

O Conselho de Previdência do PreviPalmas solicitou ao prefeito que indique um servidor efetivo para ocupar a presidência do instituto, que seria uma forma de garantir uma melhor administração do fundo. Sobre a solicitação, Amastha disse o perfil desse novo gestor será ainda traçado. Mas, frisou que o novo presidente irá manter o funcionamento do PreviPalmas, não deixando o instituto ser alvo de escândalos de aplicações fraudulentas.

 

Descompatibilização

Para os ocupantes de cargo público que desejam disputar uma vaga de deputado estadual ou federal ou de senador é preciso que se afaste da função até a próxima sexta-feira, ou ficará impedido de participar das eleições.