Na manhã desta quarta-feira, 21, o ainda prefeito de Palmas e vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Carlos Amastha (PSB), solicitou desligamento do cargo à frente da entidade para que possa organizar sua pré-candidatura a governo do Estado do Tocantins. O pedido foi feito faltando apenas 13 dias para sua renúncia, marcada para dia 3 de abril.

“Foi uma honra e um orgulho servir a minha cidade e lutar com afinco por todos os temas que fortalecem a defesa das cidades e a discussão do novo pacto federativo", se manifestou o prefeito, por meio de seu perfil numa rede social.

Conforme o ofício, a iniciativa obedece a Lei Complementar número 64, de 1990, que, entre outras deliberações, estabelece prazo de seis meses antes do pleito para que gestores deixem seus cargos, inclusive associação ou empresas que operem no território do Estado ou Distrito Federal.

Amastha exerce o cargo de primeiro vice-presidente da FNP na gestão iniciada em abril de 2017 e que termina em abril de 2019. No início deste ano, Amastha permaneceu por 40 dias à frente da FNP.