O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), decidiu criar a Secretaria Extraordinária de Energias Sustentáveis. A pasta substituirá outra secretaria, a dos Jogos Indígenas. Já o secretário deve ser anunciado na próxima segunda-feira em solenidade marcada para as 11 horas.

A nova secretaria será responsável pela coordenação e execução de programas de incentivo a energias sustentáveis na Capital. O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Hector Valente Franco, esteve à frente da secretaria dos Jogos Indígenas e tem formação e carreira profissional que viabilizam que seja ele o secretário da nova pasta. Além disso, trata-se de uma pessoa de extrema confiança de Amastha. Contudo, a especulação é que Hector seja escalado para outra frente, a Fundação Cultural de Palmas, que atualmente está sob o comando de Eliane Campos.

A possibilidade da chegada de Hector na Fundação é tida como certa entre agentes culturais e pessoas ligadas à área, mas não é confirmada, nem descartada pelo prefeito.

Eliane Campos, que atualmente acumula a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, deve ser mantida como titular da secretaria.