Os ex-prefeitos de Araguaína, deputada estadual Valderez Castelo Branco  (PP) e  Valuar Barros (DEM) estão sendo investigados pela Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma,) por supostos crimes contra a administração pública ocorridos em suas gestões.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação, que está em fase intimação, apura supostas irregularidades na contratação da Data Traffic S/A - empresa de engenharia de trânsito e fiscalização eletrônica – no valor de R$ 7,6 milhões.

A Polícia Civil informou ainda que os mandados de intimação para os ex-prefeitos e aos sócios da empresa já foram expedidos e que os mesmos devem ser ouvidos nos próximos 15 quinze dias.

A deputada Valderez, por meio de nota, disse que em outubro de 2017, a juíza Milene de Carvalho Henrique julgou improcedente os pedidos em relação à deputada.  A nota da parlamentar destaca ainda trecho da decisão da magistrada.  "Considerando que este fato ocorreu no ano de 2009, afasto a responsabilidade de Valderez Castelo Branco, uma vez que esta já tinha repassado a gestão municipal ao réu Félix Valuar. A análise das provas não revela a configuração de ato de improbidade pela ausência de demonstração do elemento subjetivo (dolo)”.

O delegado titular da Dracma, Guilherme Rocha Martins, explicou que em 2017 a ação julgada foi a de improbidade, na área civil e que agora a investigação corre na área criminal. “Temos grandes chances de sucesso”.  Entre os possíveis problemas no contrato investigado estão, segundo Rocha, se a licitação teria ocorrido segundo prevê a legislação e se o que foi contratado foi totalmente executado.

O ex-prefeito Valuar Barros disse que todos já foram ouvidos, que o processo já foi julgado e que ele foi condenado, mas que recorreu da decisão. “Não teve nada irregular. Não foi feito nada de forma indevida”, destacou.