Esta segunda-feira, primeiro dia de outubro, começou com o tempo fechado e muita chuva, situação que causou diversos contratempos para a população palmense.  O Jornal do Tocantins registrou pontos de alagamentos em diversas avenidas da região central e Norte, que causaram trânsito lento de veículos durante a manhã.

Uma rede de esgoto também chegou a transbordar na região Norte, entre as Avenidas NS-15 e LO-8, próximo à Quadra 307 Norte. A Prefeitura de Palmas informou que a Fiscalização Ambiental iria ao local inspecionar a área, e caso fosse constatada a infração, seriam tomadas as medidas necessárias.

Além das chuvas desta manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que ocorram mais temporais para os próximos dias. Um alerta que abrange a região Sul e Central do Estado foi emitido às 13 horas e informa que poderá haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 Km/h) que podem causar queda de galhos de árvores, além de alagamentos e de descargas elétricas.

Conforme Boletim divulgado pela Defesa Civil do Município, a temperatura poderá variar entre 23° e 35°, com sol e algumas nuvens.  A umidade relativa do ar, conforme o Inmet, varia entre 90 a 55%.

Orientações

Em caso de rajadas de vento e chuvas intensas, o Inmet ressalta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Qualquer problema ou dúvidas de como proceder no caso de temporais, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja imagens da consequência da chuva na Capital na manhã desta segunda-feira: