A ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita para as Eleições Gerais, que vai escolher governador e vice, dois senadores, deputados federais e estaduais foi definida ontem em reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Foram definidos tempos de exposição nas propagandas eleitorais gratuitas, quantidades de inserções por partidos/coligações e definidas os veículos responsáveis pela geração às demais emissoras.

A Coligação com maior tempo de TV é A Verdadeira Mudança - PSB, PODE, PSDB, PR, MDB e PSC - de Carlos Amastha (PSB), que  ficou com 03’34” de tempo de TV. O menor tempo ficou para a candidatura do PSL, com 00’11”, encabeçada pro César Simoni. A Coligação Frente Alternativa - Rede, PC do B, PV, PDT, PT, PRTB, PSD e PTB, do candidato Márlon Reis (Rede) terá 2’57” para apresentar suas propostas nas propagandas eleitorais. Já a coligação Governo de Atitude – PHS, DEM, PPL, Patriota, PPS, PP, PTC, PRB, Pros e SD de Mauro Carlesse (PHS) conseguiu fechar 2’00”. A candidata Bernadete Aparecida do Psol terá 00’00” de tempo de propaganda. Na reunião o Tribunal Regional Eleitoral decidiu ainda a ordem de apresentação do primeiro dia da propaganda eleitoral.

A reunião foi realizada com a participação de representantes dos partidos políticos e coligações, além de representantes dos veículos de comunicação (rádio e TV). A TV Anhanguera/Rede Globo foi definida como cabeça de rede, responsável pela geração dos programas e a TV Palmas/Redesat foi escolhida como substituta, caso haja algum problema nas condições de transmissão da TV principal. Já a Rádio 96.1 FM foi escolhida como cabeça de rede e a Rádio CBN Tocantins como emissora substituta.

Os programas serão veiculados no período de 31 de agosto a 4 de outubro. NA TV a veiculação das propagandas eleitorais será de segunda-feira a sábado, às 13 horas e às 20 horas. No rádio, a propaganda será de segunda-feira a sábado, às 7h30 e às 13 horas. As propagandas para os cargos de senador, governador e deputado estadual ou distrital serão veiculadas as segundas, quartas e sextas-feiras. Já as propagandas para os cargos de presidente da República e deputado federal serão veiculadas as terças e quintas feiras e sábados. As inserções terão 70 minutos diários, distribuídos em pílulas de 30 e 60 segundos, entre Às 5 horas e 24 horas, distribuídos em partes iguais entre os candidatos.