Um dos membros de uma quadrilha que recebia seguros-desempregos de forma fraudulenta foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira, 29, em Palmas, pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Prodito, conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.

Cerca de 30 policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, dois de condução coercitiva e de prisão em Palmas e Divinópolis, localizado a 125 km da Capital, todos expedidos pela 4ª Vara Federal da Capital.

Segundo a PF, os presos serão recolhidos à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). A operação tem como objetivo de prender os criminosos responsáveis pela inserção de dados falsos visando o recebimento de seguro-desemprego através da criação de falsos vínculos empregatícios.

A PF informou ainda que, “a investigação teve início a partir de denúncia de um empresário relatando que um funcionário de sua empresa juntamente com um ex-funcionário estariam fazendo inserção de dados falsos para recebimento de seguro desemprego através da criação de vínculos empregatícios fictícios.”

Supostamente atuavam desde 2016, conforme a PF, captando pessoas conhecidas e efetuando os registros fictícios visando o recebimento indevido do seguro desemprego.

O nome da operação faz referência ao próprio significado da palavra “prodito”, adjetivo que indica atraiçoado, traído, fazendo menção à situação vivenciada pelo dono da empresa.