O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina a 23h e 59 de hoje. No Tocantins, cerca de 45 mil pessoas ainda não entregaram a declaração, segundo levantamento realizado na tarde de ontem pela Receita Federal no Tocantins. Em todo o País, até o fim da tarde de ontem, mais de 23 milhões de contribuintes já haviam declarado o imposto.

O delegado da Receita Federal no Tocantins, José Marcio Bittes, explicou que “deixar pra ultima hora” é um hábito recorrente quando se trata da declaração de Imposto de Renda. “Todos os anos nós vemos essa situação. Muitas pessoas vão adiando e acabam ficando num sufoco. O nosso conselho é que os contribuintes não deixem para enviar no final do prazo, especialmente as últimas horas de hoje, pois o sistema acaba se sobrecarregando e a pessoa pode não conseguir”.

Como consequência do atraso na entrega, o contribuinte pode ter que pagar multa, que vai de R$ 165,76, para quem não possui débitos ou tem valores a serem restituídos, a 20% do valor devido, para quem ainda tem impostos a pagar. No caso de quem não fizer a declaração, como consequência o CPF ficará com status pendente, o que pode impedir a pessoa de conseguir empréstimos bancários, tirar passaporte, obter certidão negativa para aluguel ou venda de imóvel e ainda de prestar concurso público.

Além de cumprir o prazo, é importante o contribuinte monitorar a situação da declaração para se resguardar de eventuais erros e depois não ter que correr atrás do prejuízo. Isso é possível através de consultas ao extrato da declaração.

Para isso, é preciso estar cadastrado no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e ter um código de acesso. Esse número pode ser obtido por meio do próprio portal e-CAC, no site da Receita Federal. Basta fornecer dado como CPF, data de nascimento e o número dos comprovantes de entrega do Imposto de Renda dos dois últimos anos.

Restituição

A Receita Federal estima receber 28,3 milhões de declarações este ano. As restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 serão pagas em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote sairá em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.