De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), houve uma redução no nível de inadimplência dos consumidores palmenses. Em comparação a março do ano passado, 19,9% dos endividados quitaram seus débitos na Capital. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), a redução do endividamento provocou uma boa reação no comércio local.

O 1º Diretor do SPC da CDL, Ivan Ricardo, disse que essa redução é vista de maneira positiva pela instituição e demonstra um interesse do consumidor em recuperar o crédito. “Quando um ano se inicia as pessoas tendem a planejar seus gastos para os meses seguintes e diminuir o consumo para realizar os pagamentos de contas antigas, por exemplo, conseguindo assim melhorar o crédito”, explicou.

Uma pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada nesta terça-feira, 6, também mostrou que sete a cada dez brasileiros mudaram seus hábitos financeiros em meio a crise financeira. Isso corresponde a 72% da população brasileira. A pesquisa indicou também que 42% dos entrevistados sentiram alívio e tranquilidade por não estourar o orçamento nesse início de ano e 83% dos entrevistados pretendem manter os novos hábitos adquiridos para diminuir os gastos, mesmo com uma possível melhora da economia do país.