A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) confirmou que o vereador Major Negreiros (PSB) chegou na Capital por volta de uma hora desta quinta-feira, 9, acompanhado por civis e militares. Após ser detido no Aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, logo que chegou ao Brasil na última quarta-feira, 8, o parlamentar foi recambiado para o Tocantins e preso no Comando Geral da Polícia Militar, devido a sua patente.

A SSP explicou que, ao chegar na Capital, Negreiros foi encaminhado também para o Instituto Médico Legal, a fim de realizar exames de corpo de delito. No Rio, ele também passou pelo mesmo procedimento, antes de ser transportado. Ele estava acompanhado de um delegado, um agente de polícia, e também um policial militar. O vereador passou a noite no Comando Geral e a pasta ainda não informou quando ele deverá prestar depoimento, no entanto, tudo indica que será ainda nesta quinta.

A prisão do Major Negreiros foi a última a ser executada dos 26 mandados da Operação Jogo Limpo. Outros dois vereadores, sendo o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha (PSD) e Rogério Freitas (MDB). Ambos já prestaram depoimento e foram liberados.

Folha foi preso na última segunda-feira, 6, e foi solto na tarde da última quarta, 8, após prestar depoimento.

Entenda

Estima-se que o prejuízo aos cofres municipais seja de R$ 7 milhões, e investigou desvios de dinheiro público, com a colaboração de servidores do município de Palmas para beneficiar políticos, servidores públicos e militantes, segundo informou Martins. A raiz do esquema, de acordo com as investigações, teria sido em meados de abril de 2014, com a elaboração de editais de licitações e/ou destinação de recursos para empresas e entidades ligadas ao esporte, para realização de projetos que atendessem projetos de inclusão social, por meio de práticas esportivas. 

Duas pastas do município foram utilizadas pelo esquema fraudulento, a Secretaria de Governo e Relações Institucionais e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), conforme informou a Polícia Civil no dia do cumprimento dos mandados de prisão provisória e busca e apreensão, na última sexta-feira, 3.

O Jornal do Tocantins tentou contato com a defesa do vereador, mas não obteve sucesso.