Ajustes

Outro ponto importante é você ser um pouco mais flexível com seu plano de negócio. Como todo empreendimento existem variáveis inesperadas, seu planejamento também precisa se adaptar a essas mudanças do mercado.

 

Esteja motivado

Empreender é algo que exige muito esforço e trabalho, por isso a orientação mais valiosa é fazer o que gosta. Nada é tão ruim e frustrante do que ter que trabalhar muito numa coisa que não lhe traz satisfação. Por isso, encontre algo que realmente te deixe satisfeito e que te motive à trabalhar com alegria, pois o volume de horas dedicadas ao seu próprio negócio será grande.

Qual a hora certa para passar a ser patrão?

Milhares de pessoas vivem esse dilema atualmente. Possuem um emprego com carteira assinada e paralelamente tocam um pequeno negócio, que é o sonho de uma vida. Mas como encontrar o momento certo para deixar a segurança de um emprego fixo e saltar de cabeça no mundo do empreendedorismo. Encontrar esse time não e muito fácil. Muitos já se deram mal fazendo essa transição sem planejar e identificar bem as variáveis dessa atitude. Hoje trago aqui algumas dicas para entender o melhor momento para fazer essa mudança de vida, deixando o posto de empregado para passar a ser patrão.

Exclusividade

Milhares de empreendedores Brasil a fora fazem essa jornada dupla de trabalho - são funcionários de uma empresa, com salário e carteira assinada e também trabalham com seu próprio negócio no tempo livre. Você perceberá a necessidade de se dedicar exclusivamente ao seu negócio quando a empresa começar a crescer, enquanto que no seu trabalho sua produtividade cairá por causa da baixa dedicação.

 

Muito trabalho

Se você acha que quando passar a ser dono do próprio negócio trabalhará menos do que hoje como empregado, está redondamente enganado. Muitas vezes a carga horária de um empreendedor é imensamente maior que a de um funcionário. Isso acontece porque o empreendedor dedicado vive para o seu negócio. Todos os seus esforços precisam estar focados no seu negócio e no início não existe muito a quem delegar tarefas, já que a empresa ainda é pequena e possui poucos funcionários. Neste caso, o empresário acumula funções e o volume de trabalho é grande.

 

Sócios

Quando se fala na abertura da empresa para um novo sócio, é preciso pensar que esse novo integrante terá que somar e trazer algo que acrescente ao negócio. Não pense apenas na injeção de investimentos financeiros sem levar em consideração a contribuição intelectual, administrativa e de visão de negócio que será agregada à empresa. Se estiver fazendo uma sociedade baseada apenas no dinheiro, ligue o sinal de alerta. A taxa de insucesso para esse tipo de acordo societário é grande.

Salário - O salário médio real das mulheres cresceu mais que o dos homens em 2017, mas ainda persiste a diferença de remuneração entre os dois gêneros. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, no ano passado, o rendimento médio das trabalhadoras foi de R$ 2.708,71, um aumento de 2,6% em relação a 2016. Já o salário médio masculino subiu 1,8% em 2017.

Na prateleira

O livro revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação.

Livro: De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício”

Autor: Peter Thiel

Editora: Objetiva