Degraus

Determinados o seu estado atual, suas metas e o prazo para atingi-las, o passo seguinte e um dos mais importantes é definir o que fará para alcançar o objetivo proposto. Nessa hora é necessária muita atenção. Estabeleça uma sequência de etapas que precisam ser cumpridas até o alcance da meta, como aprimoramento intelectual, autoconhecimento e conhecimento de mercado (cursos e qualificações), mudança de comportamento dentro e fora da empresa, ampliação de network, entre outras ações mais particulares que precisam ser cumpridas para chegar aonde pretende em sua carreira. Com um plano bem feito e muita disciplina, alcançará o sucesso que deseja.

Plano de carreira é
o caminho
ao sucesso

Quase todos os profissionais possuem sonhos para suas carreiras. Idealizam onde querem chegar, as posições de comando que querem alcançar. Mas boa parte fica sentada, esperando que tudo caia do céu. O mercado hoje está cheio de profissionais desmotivados porque simplesmente não conseguem atingir as metas que traçam para sua carreira. Isso provoca uma imensa frustração e aquele questionamento: Será que estou na profissão certa? Todo sonho profissional precisa ser sustentado por um bem fundamentado plano de carreira para que expectativas se transformem em realidade. Pensando nisso, hoje trouxe algumas dicas para que você construa um bom plano de carreira e comece a pensar no seu futuro de maneira mais profissionalizada.

Olhe para dentro

Todo plano de carreira precisa, antes de mais nada, de uma conversa franca consigo mesmo. Avalie como está sua vida e principalmente o que te motiva na vida profissional. Qual a função te alegra e te deixa satisfeito e feliz depois de um dia pesado de trabalho. Dessa forma você conseguirá ver o que te motiva e o que te faz bem no lado profissional. A felicidade na profissão é o melhor combustível para o sucesso e para a produtividade.

Onde está?

O ponto seguinte à reflexão do que te faz feliz no setor profissional é você fazer uma avaliação sincera e madura de sua posição atual. Assim saberá qual é o ponto de partida de seu plano de carreira. Essa autoavaliação vem também com alguns questionamentos como: Qual sua ocupação atual? Está feliz e satisfeito com ela? O que você mais gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho? O que menos gosta de fazer no trabalho?

Aonde quer chegar

Depois de identificado seu ponto de partida, é o momento de definir seus desejos, aonde quer chegar. Essa metas precisam necessariamente serem projetadas seguindo uma rígida determinação de tempo. Daqui dois anos pretendo ser gerente de minha repartição. Em cinco anos, o responsável pelo setor de produção da empresa. E assim por diante. É fundamental que estabeleça prazos para o cumprimento das metas, para que o plano tenha início meio e fim.

INDÚSTRIA - Mesmo com a recuperação significativa das exportações nos últimos anos, os produtos industrializados continuam a perder participação nas vendas externas brasileiras. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a fatia dos manufaturados nas exportações caiu de 36% nos nove primeiros meses de 2017 para 35,2% no mesmo período deste ano.

Na prateleira

Este livro é um convite para que você tire o plano de carreira do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática elaborada pelo autor, possa estruturá-lo e aplicá-lo de maneira eficiente para seu crescimento profissional.

Livro: Como Elaborar um Plano de Carreira para ser um Profissional Bem-Sucedido.

Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Editora: Atlas