Conselho

Outra alternativa para reduzir a probabilidade de erro é a criação do conselho consultivo dentro da empresa. E o conselho não é uma ação apenas para grandes empresas. Pequenos negócios também podem criar conselhos consultivos. É importante que haja a participação de colaboradores de áreas fundamentais da empresa e fomentar o debate entre todos sobre as decisões importantes a serem tomadas.

Qualificação

Outro ponto importante para que o empresário tenha mais segurança ao delegar é capacitar os colaboradores de sua empresa. É fundamental que colaboradores estejam atualizados e bem capacitados para que haja maior eficiência nas ações e nas decisões de sua empresa.

Delegar é bom, mas se feito com segurança

É comum vermos empresários concentrarem a responsabilidade de decidir tudo em sua empresa. Desde a compra de um parafuso até um projeto de expansão de mercado. Centralizar a tomada de decisão pode ser confortante para o empresário, já que não passa pela insegurança de deixar a cargo de outra pessoa a tomada de uma decisão que pode causar profundos impactos em seu negócio. Mas, por outro lado, pode limitar o crescimento da empresa, além de sugar tempo e energia de quem está à frente do negócio. Porém, antes de delegar a responsabilidade de algumas decisões dentro de sua empresa, é fundamental que faça isso com a máxima segurança.

Insegurança

É fácil ouvir de consultores e gurus da área de gestão, que delegar responsabilidade é uma arte que pode garantir o progresso de uma empresa. Delegar é importante sim, mas não se pode fazer isso de qualquer modo. É difícil conhecer um empresário que não se sinta inseguro ao transferir algumas decisões a colaboradores. Isso é absolutamente natural, pois empreendedores colocam em seus negócios mais que recursos. Muitas vezes são investidos sonhos de uma vida inteira em um negócio. Por isso é tão comum um empresário centralizar as decisões. Para evitar a insegurança, é importante criar mecanismos que reduzam erros.

Mais segurança

Para reduzir a insegurança ou a desconfiança dos empresários na delegação de decisões na empresa é importante que se invista em processos bem definidos, sistemas que garantam um fluxo regular de trabalho, além de indicadores que permitam acompanhar constantemente o andamento do seu negócio.

Processos

Os processos são fundamentais para criar um padrão de funcionamento em sua empresa. Para se entender, o processo é como o efeito de uma máquina numa linha de produção. As máquinas sempre repetem a mesma ação a todo momento e a executam perfeitamente cada movimento. É esse o valor do processo dentro de sua empresa, garantir que tudo saia com o mesmo padrão e com a máxima qualidade a cada ação que seus colaboradores desenvolvem.

BNDES para pequenos - Disposto a deixar para trás a política das “campeãs nacionais”, por meio da qual colocou muito dinheiro em poucas empresas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quer acelerar em 2018 investimentos em companhias em estágio inicial. Depois de casos considerados malsucedidos, como o da operadora Oi, criada para ser uma “supertele nacional” e que hoje está em recuperação judicial, a ideia do banco é dar mais espaço em sua carteira às “campeãs invisíveis”, como o BNDES vem chamando o grupo de pequenas empresas e de projetos de inovação financiados pela instituição.

Na prateleira

Saber trabalhar em equipe é um dos requisitos essenciais da empresa e do profissional moderno. “Como Delegar Tarefas”, da série Sucesso Profissional, é um manual para planejar a divisão do trabalho.

Livro: Como Delegar Tarefas

Autor: Robert Heller

Editora: Publifolha