Promoções

A movimentação no comércio é alta na semana pós-Natal e muitos lojistas aproveitam esse fluxo de pessoas para fazer promoções. Essa é uma boa estratégia de vendas. Faça uma avaliação de seu estoque e o que pode queimar após o Natal. Já programe essa promoção para que sua loja abra no dia 26 de dezembro com promoção. Agora cuidado para que os preços não sejam mais atrativos que os praticados durante o período do Natal, pois pode irritar aqueles clientes que compraram na sua loja a um preço mais alto que o oferecido na promoção pós-Natal.

Aproveite as trocas de Natal para vender mais

Hoje é um dia de extrema felicidade, pois é quando a família e amigos estão reunidos para comemorar o Natal, além de dar e receber presentes. Mas, em alguns casos, a pessoa ganha uma roupa ou um sapado com numeração diferente da dele, ou mesmo o presente não lhe agradou. Na semana pós-Natal há uma procura muito grande às lojas para a troca de presentes. Nesse momento o comerciante precisa estar preparado para fisgar esse cliente que entrou na sua loja para trocar um produto e aumentar as vendas.

Simpatia

Não são todos os casos que o lojista precisa trocar um produto. Para o Código de Defesa do Consumidor, se o produto estiver em perfeitas condições de uso, a troca não é obrigatória. Mas mesmo assim, lojistas são compreensivos e costumam fazer a troca em caso de numeração diferente ou mesmo quando o produto não agradou o cliente.

 

Volta à loja

O grande motivo para que lojistas tenham posturas mais compreensivas com a troca de presentes é o fato do cliente retornar à loja. Para o bom comerciante, um cliente dentro da loja é sinal de venda. E a semana pós-Natal é de intensa movimentação no comércio. Portanto, não seja tão inflexível com as trocas de presentes de Natal, pois isso pode alavancar suas vendas.

 

Atenda bem

Atender bem ao cliente que entra na sua loja é obrigação, mas é preciso ter uma atenção especial aqueles clientes que retornam para trocar presentes. Muitas vezes esse cliente fica constrangido com a situação, então torne essa experiência o mais leve possível.

 

Treine para a troca

Existem vendedores que ganham por comissão que consideram a troca uma perda de tempo. Isso é terrível para o seu negócio, pois a troca precisa ser encarada como uma possibilidade de uma nova venda. Justamente por isso que é preciso que seja feito um treinamento com os vendedores sobre esse período de troca de presentes, ou mesmo uma orientação bem específica sobre o caso, para que os vendedores não atrapalhem o bom resultado que as trocas podem trazer para o seu negócio.

CONSUMO - Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, revela que está sendo discutido um novo tipo de financiamento ao consumo, previsto para ser implantado em 2019, que estabelece um crediário no cartão de crédito – que seria disponibilizado no ato da compra, com prazo mais longo e com juros cobrados ao usuário do cartão. Esta é uma das medidas pensadas para diminuir os altos juros dos cartões de crédito.

Na prateleira

Este livro é seu ponto de partida e ensina por onde começar, quando se lançar no mercado, como espalhar a notícia, quem (e quando) contratar e como manter tudo sob controle.

Livro: Mestres das vendas

Autores: Don Morgan (Autor),‎ Ivan Misner (Autor) e‎ Marcello Lino (Tradutor).

Editora: Sextante