Riscos

Não dá para imaginar que um estagiário ocupará a vaga de um colaborador com experiência e fará tudo o que ele fazia. Isso, além de ser ilegal é irreal. O estagiário não irá resolver todos os problemas de sua empresa.

Carreira

Caso sua empresa não tenha um programa de carreira para os estagiários, você corre o risco de ficar sem bons profissionais, ainda mais depois de passar por todo o processo de formação desse profissional. Caso ele não veja um futuro promissor em sua empresa, fatalmente o estagiário usará o conhecimento que adquiriu com você, trabalhando para seu concorrente.

Vantagens de se contratar estagiário
na empresa

Num mercado em que as empresas buscam reduzir os custos para se manterem competitivas, a abertura de vagas para a contratação de estagiários acaba sendo uma alternativa bastante utilizada por empresários. Na verdade é uma opção interessante, já que estagiários não possuem vínculo empregatício, não geram encargos trabalhistas ou mesmo o pagamento de 13º salário, além de verbas rescisórias, o que desonera bastante a folha de pagamento. O que há numa contratação de estagiário é apenas o pagamento da bolsa auxílio, que o valor é negociado diretamente entre a empresa e o estagiário, o que torna a contratação ainda mais vantajosa. Porém, precisamos destacar alguns pontos, positivos e negativos.

Custo

Como já mencionamos acima, o custo de se manter um estagiário dentro de uma empresa é uma das principais vantagens para a contratação. Não existem encargos trabalhistas na contratação de um estagiário, além disso esse tipo de contratação pode ser rescindida a qualquer momento, sem grandes custos ao empresário.

Reposição

Outro ponto que merece destaque é a facilidade na reposição de vagas de estágio. É um mercado de alta procura, por isso, as vagas de estágio abertas em sua empresa dificilmente ficarão muito tempo sem ser ocupadas.

Principal

A vantagem que considero principal no processo de contratação de estagiários é o fato da formação da mão de obra e o valor social que isso traz e para empresa. Quando se tem a oportunidade formar um trabalhador dentro de sua empresa, há uma identificação desse profissional com as crenças da empresa e uma melhor adaptação à rotina de trabalho, coisas muito importantes para a produtividade de um colaborador.

Sangue novo

O fato de injetar sangue novo no ambiente de trabalho também é positivo. Isso porque os jovens estagiários chegam com uma carga nova de informações e isso pode atualizar o modo de trabalho da empresa e trazer benefícios para o seu negócio.

PIB - Analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O resultado está no mais recente relatório de mercado, também conhecido como “Focus”, divulgado ontem pelo Banco Central. De acordo com o documento, os economistas preveem agora que a economia brasileira vai crescer 1,53% neste ano, menos que o 1,55% previsto no relatório da semana passada.

Na prateleira

Este livro é um convite para que você tire o plano de carreira do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática, possa estruturá-lo e aplicá-lo de maneira eficiente para seu crescimento profissional.

Livro: Como Elaborar um Plano de Carreira Para ser um Profissional Bem-Sucedido

Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Editora: Atlas