Críticas

Nunca discuta com um cliente caso ele tenha críticas a fazer sobre seu negócio. Encare as críticas como uma contribuição que seu cliente está lhe dando para que você consiga melhorar seu negócio.

 

Pós do pós

Nas críticas, se comprometa a corrigir todos os problemas apontados pelo cliente e dê a ele um retorno falando que esse problemas foram corrigidos. Esse retorno é essencial.

 

Seja educado

A educação é fundamental em qualquer relação, seja ela comercial, familiar, de amizade ou mesmo entre desconhecidos. Neste caso não é diferente. Trate sempre bem o seu cliente nos contatos de pós-venda.

Construa um pós-venda eficiente e de resultado

Acontece muito de empresários interromperem a relação com seus clientes depois que a venda foi concluída. Esse é um grande erro. É importante que o empresário entenda que o relacionamento com seu cliente não pode ser interrompido em momento algum. Para que essa relação seja permanente é preciso construir um plano de pós-venda eficiente, que possa trazer resultados, fidelizando clientes e aumentando suas vendas.

Informações

O primeiro passo para se construir um pós-venda eficiente é sua empresa ter informações sobre o cliente. Isso se consegue na elaboração de um bom cadastro. Essas informações podem ser adquiridas no momento da venda, quando o vendedor faz um cadastro rápido do cliente. Neste momento o importante é ser ágil na coleta de informações para não deixar o cliente impaciente. Você pode aprimorar seu cadastro num contato pós-venda.

 

Obrigação

Se você empresário fez o cadastro do cliente no momento da venda, é uma obrigação da sua empresa entrar em contato com ele. Lembre-se que o compromisso de sua empresa com o cliente não termina no momento em que ele deixou sua loja.

 

Quanto tempo

Não há um prazo determinado para que sua empresa entre em contato com o cliente após a venda. Existem empresas aéreas que mandam mensagem para clientes no momento que eles deixam o avião. Essa é uma forma de surpreendê-los. É fato que esse contato não pode demorar muito, caso contrário perderá o sentido.

 

Conversa rápida

O contato pós-venda precisa ser rápido. Portanto, faça questionamentos objetivos e conclua logo o contato.

 

Perguntas

Os questionamentos básicos a se fazer no pós-venda são sobre a experiência do cliente com sua loja, se ele gostou do produto que comprou, se foi bem atendido, se existe alguma sugestão ou crítica que queira fazer. Não tem muito segredo, são perguntas básicas que podem trazer informações valiosas para sua empresa.

LIVRARIAS - Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a partir de dados do Ministério do Trabalho, mostra que o número de livrarias e papelarias em funcionamento no Brasil encolheu 29% em 10 anos. No final de 2017, eram 52.572 estabelecimentos – 21.083 a menos do que o país reunia em 2007.

Na prateleira

Escrita de forma objetiva, ilustrada com casos e atividades propostas, esta obra leva o leitor a um aprendizado rápido e dinâmico sobre relacionamento e atendimento ao cliente.

Livro: Fundamentos De Marketing De Relacionamento - Fidelização De Clientes e Pós-Venda

Autor: Luiz Claudio Zenone

Editora: Atlas