Demanda

É preciso também realizar um estudo da demanda de mercado. Esse trabalho pode ser feito por meio de uma pesquisa. As variáveis externas, como população, atividade econômica, situação política, nível de renda e emprego, concorrência, novos produtos, entre outros, devem ser consideradas.

 

Caminho

Essas dicas dão um caminho para se chegar ao preço de um produto. Mas se você empresário quer saber mais sobre como estabelecer o preço de uma mercadoria o Sebrae oferece diversos cursos, entre eles um que é feito à distância chamado de “Formação de Preço de Vendas”. Esse curso pode ser acessado pelo site www.sebrae.com.br

Como definir o preço de venda de um produto

Um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa é a definição do preço de um produto ou serviço. Essa definição depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o custo que ele gera. A precificação de um produto deve, indispensavelmente, cobrir os custos diretos com a produção da mercadoria, somar a isso as despesas variáveis e fixas do negócio e sobretudo prever um lucro líquido para garantir sua viabilidade. Nesse aspecto, dois fatores precisam ser levados em consideração como o mercadológico (que é também chamado de externo) e o financeiro (tido como interno).

Mercado

O aspecto mercadológico é uma análise do ambiente em que o produto será vendido, seus concorrentes e aliados. Neste caso, o preço de venda deve estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria e qualidade de produto ou serviço. Fatores como conhecimento da marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também exercem influência direta sobre o valor do produto.

 

Aspecto financeiro

No caso do aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria vendida, as despesas variáveis, como por exemplo, comissões de vendedores e as despesas fixas, que são aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore. O saldo restante será o lucro líquido.

 

Equilíbrio

É importante avaliar que se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deve refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade da mercadoria e repensar se compensa coloca-lo no mercado. Em outras palavras, para equilibrar o preço de venda, a empresa deve diminuir custos diretos, despesas fixas ou ainda aceitar um lucro líquido menor.

 

Previsão de vendas

Outro aspecto importante é calcular a previsão de vendas do produto. Para isso, é preciso analisar o comportamento das vendas realizadas em um determinado período e projetá-la para o mesmo período seguinte.

CONFIANÇA - A confiança dos empresários caiu pelo sexto mês seguido, um recuo de 1,9 ponto em setembro. Assim, o índice chegou ao menor patamar desde setembro do ano passado, a 89,5 pontos, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE). O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.

Na prateleira

Como calcular o preço de venda foi escolhido para iniciar a série de livros sobre gestão, em função da importância do tema da precificação dos produtos e serviços para estudantes, profissionais da área administrativa e empresários.

Livro: Como Calcular o Preço de Venda - Série Lições de Gestão

Autor: Luiz Arnaldo Biagio

Editora: Manole