Um tremor de terra que atingiu 6,1 graus na escala Richter - parâmetro para medição de intensidade de abalos sísmicos - ocorreu na tarde desta quarta-feira (20) no Oceano Pacífico, na costa leste do Japão. A informação sobre o terremoto foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o órgão, o abalo sísmico teve seu epicentro a 281 quilômetros da cidade de Kamaishi, na província de Iwate. O município tem pouco mais de 35 mil habitantes.

Kamaishi fica a apenas 280 quilômetros da Central Nuclear de Fukushima, um dos locais mais afetados pelo tremor do dia 11 de março de 2011, que alcançou 8,8 graus na escala de medições de abalos sísmicos e é considerado o maior terremoto da história do país asiático.

Ainda não há notícias sobre a percepção do tremor em território japonês. 

MÉXICO

O abalo na costa leste japonesa ocorreu menos de 24 horas após um intenso tremor de terra, de 7,1 graus na escala Richter, atingir a capital mexicana, Cidade do México. Até agora, 220 mortes foram confirmadas pelo governo do país norte-americano.

Uma trágica coincidência marcou o abalo sísmico no México na última terça-feira (19). Exatos 35 anos antes, no dia 19 de setembro de 1985, a cidade sofreu com um terrível terremoto de 8,3 graus na escala Richter, que deixou, segundo as autoridades, 10 mil mortos. A tragédia é considerada pelos mexicanos como a maior da história do país.