A suspensão das visitas a presos do Complexo da Papuda, no Distrito Federal, provocou um princípio de tumulto na manhã desta quarta-feira (2). Policiais militares chegaram a usar spray de pimenta contra os manifestantes. As informações são da Agência Brasil.

Segundo a Polícia Militar, familiares de presos aguardavam pelo horário de visita, quando foram informados que elas não seriam realizadas nesta quarta, feriado de Finados. Com os agentes penitenciários em greve, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou, em nota, que a suspensão das visitas acontece por "razões de segurança".

Com isso, houve protesto de parentes de presos. Um grupo tentou fechar uma via próxima à penitenciária, mas foi impedido pela polícia. Por volta das 9h, cerca de 200 pessoas permaneciam no local, protestando na área de acesso ao presídio, mas a situação era mais tranquila, segundo a PM.

Os agentes penitenciários do Distrito Federal estão em greve desde 10 de outubro. Eles reivindicam a contratação de 500 servidores e o pagamento da última parcela do reajuste salarial, de 17,5%, que deveria ter sido quitada em setembro de 2015, mas foi adiada pelo governo do DF por tempo indeterminado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a greve foi considerada ilegal pela Justiça no dia 14 de outubro e estabeleceu multa de R$ 100 mil por dia, caso os servidores não voltassem ao trabalho. No dia 20, o desembargador responsável pela ação aumentou a multa para R$ 200 mil ao dia.