Um beijo que entrou para a história. No dia 14 de agosto de 1945, a enfermeira Greta Zimmer Friedman e o marinheiro George Mendonsa, sem se conhecerem, beijaram-se em pleno coração de Nova York e simbolizaram o fim da Segunda Guerra Mundial. A imagem foi clicada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt e tornou mundialmente famosa pela revista Life.

Segundo vários historiadores, a imagem é um ícone e gera muita polêmica até hoje sobre a verdadeira identidade do casal. Na quinta-feira, Greta Zimmer, aos 92 anos, com uma fratura no quadril, osteoporose avançada e uma pneumonia fulminante, a mulher morreu no Estado norte-americano da Virginia. O seu parceiro de foto, hoje pescador aposentado de 93 anos, continua vivo.

Diz a história que, depois do beijo, ambos se separaram. Não se perguntaram os nomes. Não voltaram a se ver. Greta, sempre segundo seu relato, sequer sabia que o beijo havia sido fotografado. Só descobriu quase 20 anos depois quando olhava o livro O Olho de Eisenstaedt. 

O fotógrafo é conhecido por registrar personalidades tão Joseph Goebbels, Albert Einstein, J.F. Kennedy e Marilyn Monroe. Ele morreu em 1995.