“Naqueles dias eu pensava que o país iria entrar em guerra", diz o protagonista de O Outro Lado do Paraíso, o pré-adolescente Nando (Davi Galdeano), enquanto vê as coisas em Brasília pegarem fogo com embates violentos entre a esquerda e a direita e uma deposição presidencial.

Embora tenha ficado pronto em 2014, o filme de André Ristum sobre uma família afetada pela chegada dos militares ao poder ganha outra temperatura ao estrear nos cinemas em meio ao processo de impeachment e a uma nova radicalização da sociedade.

“É uma infeliz coincidência. Era para lançarmos nos 50 anos de 1964, mas ele chega num momento em que o golpe está vivo", diz Ristum. Problemas na distribuição atrasaram o seu lançamento.

Em O Outro Lado do Paraíso, adaptação do livro homônimo e autobiográfico escrita por Luiz Fernando Emediato (Geração Editorial), o ator Eduardo Moscovis interpreta o pai de uma família do interior de Minas que resolve, por revelação mística, se mudar para a capital federal.

A história é contada sob a ótica de Nando, filho de 12 anos de Antonio e alter ego do autor, Emediato, que também é um dos produtores do filme. “É uma fábula, mostra as consequências daquilo sobre uma família comum", diz o autor, também jornalista e editor.

Assista!

O OUTRO LADO DO PARAÍSO: Brasil, 2014

Direção: André Ristum

Elenco: Eduardo Moscovis, Simone Iliescu e Jonas Bloch

Cines: Cine Cultura - Espaço Cultural, às 18h10, 20h10

Classificação: 10 anos