O Uber anunciou nesta segunda-feira, 19, que vai interromper temporariamente os testes envolvendo carros autônomos. A decisão se deu após uma mulher morrer atropelada por um veículo autônomo da empresa de aplicativos de caronas em Tempe, no Arizona (EUA), região onde a empresa testa o modelo sem motorista.

O veículo atingiu Elaine Herzberg, de 49 anos dentro da cidade, na madrugada desta segunda-feira, 19. A vítima chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia investiga a possibilidade de Herzberg estar em uma moto ou andando fora da calçada.

Em um comunicado, o Uber confirmou que no momento do acidente o veículo estava em modo autônomo, mas que um motorista acompanhava a viagem de dentro do carro. O órgão nacional de segurança de trânsito, que já investigou acidentes envolvendo veículos da Tesla, acompanhará o caso.

"Nossos sentimentos estão com a família da vítima. Estamos cooperando plenamente com as autoridades locais em sua investigação sobre este incidente", declarou um porta-voz do Uber na conta oficial da empresa no Twitter. 

Com o acidente, a empresa suspendeu o programa de testes de veículos sem motoristas em São Francisco, Pittsburgh, Phoenix e Toronto. 

Pelo Twitter, o presidente da empresa, Dara Khosrowshahi, disse que está "pensando na família da vítima enquanto trabalhamos com a polícia local para entender o que aconteceu".

Histórico. O acidente acontece em um momento difícil para o Uber.  No ano passado, a empresa suspendeu os testes após um acidente, sem vítimas com ferimentos graves, acontecer no Arizona.

No começo do ano a empresa entrou em um acordo judicial com a Alphabet, empresa de carros autônomos do Google, dando parte de suas ações para a rival. A companhia alegava que o Uber roubou dados confidenciais de veículos autônomos.