Com a previsão orçamentária de mais de U$ 120 milhões, ou seja, aproximadamente R$ 480 milhões – levando em consideração o dólar a R$ 4,00 -, representantes do governo do Estado e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) se reuniram ontem, em Palmas, para discutir a pavimentação de mais de 190 quilômetros entre os municípios de Lagoa do Tocantins e Mateiros, na região do Jalapão.

O valor é dividido em: U$ 72 milhões financiados pelo CAF e outros U$ 48 milhões de contrapartida do governo. A iniciativa é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins (Prodetur-TO).

Apesar da visita ao local ainda não ter sido finalizada ontem, o represente do banco, Victor Rico, sinalizou que existe, sim, grande possibilidade de que a verba seja liberada. “Na primeira reunião chegamos à conclusão de que o trabalho técnico realizado pelo Tocantins foi muito bom. Acredito que vamos poder avançar para que a CAF financie esse projeto turístico no Estado”, avalia.

Segundo Rico, a sinalização é positiva devido ao trabalho técnico que o governo fez para a melhoria do acesso ao Jalapão - um dos principais pontos turísticos do Estado. “O projeto está bem desenhando e existe a preocupação com a sustentabilidade. Essa iniciativa é muito importante para desenvolvimento turístico do Estado. O Tocantins é um dos estados brasileiros com maior potencial, mas precisa de infraestrutura”, acrescenta.

No entanto, o próprio governador Marcelo Miranda afirma que, a partir das discussões que já ocorreram, pode analisar que ainda falta “fazer alguns deveres em casa”. Ele diz que o projeto vai contemplar uma região turística importante para o Estado. “Além disso deve mudar um pouco a realidade daquela região.”

Durante a primeira reunião ficou acertado que uma das quatro etapas - a última, que se refere à continuidade da TO-247, que liga o atrativo Cachoeira da Velha à cidade de São Felix -, deve ser reestudado.

Os projetos dos demais trechos na TO-247 que liga Lagoa do Tocantins, até a Cachoeira da velha, da TO-030 que liga São Feliz ao Povoado do Prata e o da TO-110 que liga o Povoado do Prata a Mateiros já estão liberados.

Prazos

Segundo o represente do CAF, a expectativa é que o contrato seja assinado nos próximos seis meses. “Os recursos são liberados num prazo máximo de quatro anos, mas podem ser aprovados antes, se o Estado executar antes do previsto”, explica.

No último domingo o Jornal do Tocantins noticiou a situação precária das estradas na região do Jalapão. Os moradores reclamaram da falta de manutenção das vias.