O Ministério Público Federal em Goiás e a Polícia Federal deflagraram uma operação que é um desdobramento das investigações da Operação "Lava jato" e nova etapa das Operações "O Recebedor" e "Tabela Periódica", na manhã desta quinta-feira (25).

De acordo com o MPF, as investigações foram baseadas em acordos de colaboração premiada assinados pelos executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez, que confessaram o pagamento de propina ao então presidente da Valec, José Francisco das Neves.

Serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva em Goiás e no Mato Grosso. Os principais alvos da operação são José Francisco das Neves, o filho dele, Jader Ferreira das Neves e o advogado Leandro de Melo Ribeiro.

Os dois primeiros são suspeitos de continuarem a lavar dinheiro fruto de propina, mantendo oculto parte do patrimônio. O último é suspeito de ser laranja dos dois primeiros e de auxiliá-los na ocultação do patrimônio.