A partir de oficinas realizadas entre o Sleepwalk Collective (Reino Unido/Espanha) e o Balé da Cidade de Palmas os diretores Iara Solano Arana e Sammy Metcalfe tiraram elementos suficientes para compor Kim Kardashian (Um Balé), espetáculo de dança que será apresentado de hoje a domingo, sempre às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro.


O trabalho começou a ser construído com pesquisas da cia. internacional sobre como colocar personagens no palco como são, fugindo do fictício, e da criação de texto como objeto. A partir disso, durante oficinas realizadas entre as duas companhias, os bailarinos, seus copos e formas de dançar foram observados para unir as linguagens em um espetáculo. “Sammy escrevia os textos para eles no ensaio, olhando para seus copos, sua forma de dançar, de mover-se, de ficar no palco. Sempre escrevemos para a pessoa que está em cena, não imaginamos e depois pedimos para eles fazerem, vamos caminhando em par, sem roteiro”, explica Iara, acrescentando que os bailarinos foram participando do processo. 


O resultado dos experimentos rendeu Kim Kardashian, que propõe uma reflexão sobre o momento atual, a tecnologia, comunicação e internet. “Este é um espetáculo sobre o futuro, ou sobre um possível futuro, ou sobre um futuro no qual já estamos vivendo sem saber”, descreve Sammy no programa do trabalho. “O título da obra não se destina a ser irônico ou satírico ou insincero. Acho Kim Kardashian genuinamente fascinante, porque ela é, talvez, a primeira hiper-celebridade que parece verdadeiramente nativa deste bravo mundo novo”, complementa o diretor. 


Assim como Kim Kardashian, o personagem em cena é uma construção. “Também parece possível que ela seja assim na realidade.”
Para Daniela Perez, diretora artística do Balé da Cidade de Palmas, a companhia palmense evoluiu muito durante esse período. “O Balé da Cidade não tem nem um ano completo ainda e já vai ganhando uma característica, um perfil, e isso é muito bonito de ver em um trabalho de dança contemporânea, mas um trabalho também que é de artes visuais, de teatro, que já não tem mais fronteiras”, diz.


Os ingressos para a apresentação podem ser adquiridos na sede da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em horário comercial, ou na Contágius Escola de Dança (108 Sul), no valor de R$ 20,00 (inteira).