Faltando poucos dias para as provas, o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou nesta quarta-feira (2) com pedido da suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para o próximo final de semana.

O autor do pedido, procurador da República Oscar Costa Filho, argumenta que o anúncio de adiamento da prova para alguns candidatos fere o princípio da isonomia.

Esta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou que a decisão de adiamento devido as ocupações nas escolas de todo o Brasil, onde em torno de 191 mil alunos deveriam realizar as provas.

Na ação, o procurador aponta o problema no fato de não poder ser aplicada a Teoria da Resposta ao Item (TRI) à prova de Redação, prejudicando o nível de igualdade entre os concorrentes.

O julgamento deve ser feito até a próxima sexta-feira (4), véspera da aplicação do exame. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, também do Ceará, vai analisar o pedido. Caso o pedido seja aceito, a ação será valida para todo o país.

O procurador da República autor do pedido sugere que o Inep adie a aplicação da Redação para todos os candidatos, e não só para os que fariam provas nas escolas em que há ocupações.