Em nota oficial publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4), o Ministério da Educação (MEC) alterou a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado aos candidatos que estão cumprindo pena em presídios. As provas deixam de ser aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, e passam a ser realizadas em 13 e 14 de dezembro.

Em todo o país, 54.347 candidatos em 1.290 unidades prisionais vão participar do Enem. Desse total, 1.436 são internos da Fundação Casa. O número de inscritos é 19% mais alto do que na edição do ano de 2015.

As regras do exame aplicado aos detentos são as mesmas dos demais participantes. No primeiro dia de prova, com quatro horas e meia de duração, são exigidos conhecimentos de disciplinas de ciências humanas e de ciências da natureza. No segundo dia, questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração total de cinco horas e meia.

Com o resultado do Enem, os participantes maiores de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio poderão obter a certificação a partir da nota da prova. Caso a nota do seja aprovado em alguma instituição de ensino, os candidatos que estão privados de liberdade precisam de autorização judicial para estudar.

Escolas ocupadas

Além dos detentos, outros 191 mil alunos de 18 estados mais o Distrito Federal também vão realizar as provas do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro. Esses candidatos iam realizar as provas em escolas que foram ocupadas por grupos contrários à reforma do ensino médio e à PEC 241 que limita os gastos na educação. A decisão foi anunciada pelo MEC nesta semana e ainda nesta sexta-feira (4), o ministério vai divulgar atualização da lista das escolas afetadas pelo adiamento.

Os candidatos que tiveram suas provas adiadas devem receber SMS confirmando o adiamento, mas também podem ter acesso a confirmação na página do participante (http://enem.inep.gov.br/participante/) ou pelo aplicativo oficial do Enem. O Inep ainda não informou quando serão divulgados os novos locais de prova.

Participantes que tiverem dúvidas sobre a prova podem acionar a Central de Atendimento do Inep pelo telefone 0800-616161. O atendimento por telefone tem funcionamento diário, entre 8h e 20h.