O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou na noite da última terça-feira (12) que o governo do país sul-americano investirá em uma iniciativa para a criação e o consumo de carne de coelho.

Comer carne virou sinônimo de luxo para grande parte dos venezuelanos. O estabelecimento do "Plano Coelho", como está sendo chamada a iniciativa, faz parte, segundo Maduro, de um plano contra a "guerra econômica" - como o presidente se refere à crise - que está sob o comando de Freddy Bernal, chefe de um programa de venda de alimentos subsidiados em setores populares.

De acordo com a IstoÉ, uma campanha lançada no país propõe que o animal não seja visto como um animal de estimação, mas sim como o equivalente a dois quilos e meio de carne com alto valor de proteína e sem colesterol que serão colocados na mesa dos venezuelanos. 

Para Bernal, reverter o padrão de conduta que pessoas que colocaram nomes em seus coelhos e que os levaram para dormir na cama "é parte da batalha para ganhar a guerra econômica".

O governo da Venezuela também pretende investir na criação de cabras para substituir o consumo de carne bovina.