A determinação de reintegração de posse da Gleba Tauá, em Barra do Ouro, região Norte do Estado, está suspensa temporariamente até 9 de dezembro. A decisão do juiz substituto da Comarca de Goiatins, Kilber Correia Lopes, é da última sexta-feira.

Está prevista para o próximo dia 9 uma reunião entre representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ouvidoria Agrária Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Programa Terra Legal, onde serão discutidos os problemas referentes aos ocupantes da gleba.

Entenda

Uma decisão expedida pelo juiz titular da Comarca de Goiatins, Luatom Bezerra Adelino de Lima, determinava a reintegração de posse com remoção das 40 famílias de posseiros que vivem na Gleba Tauá, no último dia 12.

Durante o cumprimento do mandado, a Polícia Militar (PM) decidiu pela suspensão da ação após perceber que um trator havia derrubado parte da casa de uma família que acabara de ser retirada. “Não havia nenhuma determinação de demolição, por isso, a ação foi suspensa”, explicou o capitão Wesley Costa, responsável pelo cumprimento do mandado, no dia da tentativa de desapropriação.