A Justiça do Rio mandou soltar ontem, o ator Vinícius Romão de Souza, de 27 anos, preso desde a noite do último dia 10 acusado de ter roubado a bolsa de uma mulher na Rua Amaro Cavalcanti, no bairro do Méier, na zona norte do Rio. A decisão foi concedida horas antes de o delegado Niandro Lima, da 25ª Delegacia de Polícia (Engenho Novo), responsável pela investigação, ajuizar habeas corpus em favor do ator, reconhecendo que ele não teve participação no roubo. Souza fez uma participação na novela Lado a lado, da TV Globo.

Os advogados do ator informaram que ele provavelmente só deixaria o presídio na manhã de hoje, após cumprir exigências burocráticas. O advogado avalia a possibilidade de ingressar com um pedido de indenização por danos morais.

Pai de Souza, o tenente-coronel da reserva do Exército Jair Romão de Souza, de 64 anos, disse ontem que tinha certeza da inocência do filho. “É um ótimo rapaz. Nunca me deu dor de cabeça. Se formou em Psicologia em dezembro, e a formatura será em março. Deus quis que ele fosse solto antes para ir à formatura.”

Na opinião do militar, não houve racismo.

“Meu filho havia saído do trabalho no NorteShopping, onde trabalha como vendedor numa loja, e ia para casa. Como ele também é negro, de cabelo black power, e usava camiseta e bermuda, acabou sendo confundido com o ladrão, que tinha as mesmas características. ”