Reportagem publicada pela revista Época, na edição deste final de semana, revela como o governo atuou para assegurar que um investimento do grupo Andrade Gutierrez se viabilizasse em Moçambique, por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Cerca de um mês após a assinatura do contrato, conforme a revista, a Andrade Gutierrez realizou, em agosto de 2014, uma transferência no valor de R$ 10 milhões para a campanha de Dilma Rousseff, que estava em pleno curso.

De acordo com a revista, a própria presidente Dilma Rousseff recebeu, em 2013, pedido do presidente de Moçambique, Armando Guebuza, para permitir o financiamento de US$ 320 milhões ao empreendimento da empresa brasileira, a construção da barragem de Moamba Major. A reportagem da Época afirma que o governo flexibilizou regras para concessão do financiamento.

Questionada pela revista, a Presidência da República informou, por meio de sua área de comunicação, que o governo Dilma Rousseff sempre teve como estratégia expandir as exportações de produtos manufaturados e bens e serviços para os mercados da África e América Latina. “Cabe ainda ressaltar que as doações feitas à campanha de 2014 não tem nenhuma relação com as ações de governo", diz trecho da nota.