A polícia do Estado mexicano de Jalisco anunciou nesta terça-feira (16) que um filho do líder do cartel de Sinaloa, Joaquín "El Chapo" Guzmán, foi sequestrado em um restaurante da cidade turística de Puerto Vallarta.

Segundo os agentes, Jesús Alfredo Guzmán Salazar, 29, estava entre seis pessoas que foram levadas por homens armados que invadiram o estabelecimento em um bairro nobre na noite de segunda (15).

O procurador-geral de Jalisco, Eduardo Almaguer, disse que o principal suspeito do sequestro é o cartel Jalisco Nova Geração, rival do grupo de Sinaloa e que tenta dominar o tráfico de drogas após a prisão de "El Chapo" Guzmán.

As autoridades ainda não receberam nenhuma queixa pelos seis sequestrados, que se suspeita de que sejam todos membros do cartel de Sinaloa. Quatro dos seis capturados foram identificados pela polícia.

Os agentes ainda investigam se, dentre os dois não identificados, está Ivan Archivaldo Guzmán. Irmão mais velho de Jesús Alfredo, ele é considerado por especialistas o sucessor do pai no comando dos negócios.

Joaquín "El Chapo" Guzmán foi recapturado em janeiro, depois de ter fugido duas vezes da cadeia em 15 anos -a última em julho do ano passado. O México liberou sua extradição em maio e deve ser levado aos EUA nos próximos meses.

Tanto Jesús Alfredo quando Ivan Archivaldo foram indiciados nos EUA por associação ao tráfico de drogas. O último é considerado um símbolo dos chamados juniores, filhos de traficantes que são adeptos à ostentação.

Especialistas afirmam que, ao não mudar seus hábitos de mostrar o luxo nas cidades por onde passam e nas redes sociais, Ivan tenha atraído a ira de outros traficantes mais experientes, que mantêm a discrição.

"El Chapo" Guzmán já teve um filho morto por rivais. Em 2008, Edgar foi assassinado por um pistoleiro contratado pelo cartel Los Zetas, dos irmãos Beltrán Leyva, levando a uma guerra entre os dois cartéis.