O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) admitiu que um "equívoco" deixou de fora as médias de institutos federais na divulgação dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015. O órgão do Ministério da Educação promete divulgar em breve os resultados dessas unidades.

"Um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos", informou o Inep em nota. A divulgação dos resultados ocorreu nesta terça-feira (4).

Apesar do argumento, dois institutos federais constam na relação de 2015. Na lista de 2014, eram 218.

Com a liberação dos resultados dessas instituições, a ordem das escolas no ranking pela média deve sofrer mudanças. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo havia obtido o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas. O que a deixaria entre as 100 melhores notas do país. O posicionamento geral da rede pública também pode ser alterado.

O Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) divulgou nota exigindo a divulgação dos resultados. "As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação", afirmou na nota o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado.