Autoridades colombianas disseram que pelo menos cinco policiais foram mortos na manhã deste sábado (27), e outros 42 estão feridos, após um ataque a bomba contra uma delegacia na cidade de Barranquilla. A explosão aconteceu por volta das 6h do horário local. 

Segundo o jornal El Espectador, as vítimas foram identificadas como Yamil Rada Muñoz, Yosimar Márquez Navarro, Freddy de Jesús López Gutiérrez, Freddys de Jesús Echeverría Orozco y Anderson René Cano Arteta.

Newsletter O POPULAR - Receba no seu e-mail informação de confiança

* preenchimento obrigatório


O chefe de polícia colombiana disse que o ataque pode ter sido em retaliação pela detenção de um chefe do crime conhecido como "Feliz", que vinha extorquindo empresários e supervisionando o tráfico de drogas na cidade caribenha.

O prefeito Alejandro Char afirmou que um suspeito foi preso e dois outros foram identificados.

O comandante máximo da polícia na Colômbia, general Jorge Nieto, viajou a Barranquilla para solidarizar-se com seus homens feridos e com os familiares das vítimas. Autoridades anunciaram uma campanha de 50 milhões de pesos (cerca de 17.800 dólares) para quem tiver informações que esclareçam o atentado.

Um balanço inicial fornecido pelo polícia contabilizava três mortos e 14 feridos. Segundo general Jorge Nieto,  foi capturado um homem de 31 anos, que tem suposto envolvimento com os criminosos. 

O presidente Juan Manuel Santos expressou lamentou a ação: