Uma campanha contra o racismo promovida pelo Governo do Paraná tem feito sucesso nas redes sociais. O vídeo, publicado no canal do Governo do Estado, dois grupos de profissionais de Relações Públicas são entrevistados a respeito de fotos de pessoas negras e brancas. A diferença das respostas para os dois grupos impressionam. 

A campanha faz parte das atividades do Dia da Consciência Negra comemorado em 20 de novembro.

A publicação expõe como o racismo existe nos pequenos detalhes e está “inserido” na mente das pessoas e em seus julgamentos diários – e como isso pode afetar entrevistas de emprego.

No vídeo, um homem mostrava fotos para o grupo e pedia para que falassem o que achavam que a imagem representava. Entre as imagens estavam a de um homem correndo, uma mulher segurando uma roupa em uma loja, um homem de terno, uma mulher lavando a pia de casa, e uma mulher grafitando um muro com modelos brancos e negros fazendo as cenas.

As fotos com os modelos brancos eram identificadas como pessoas correndo, cuidando da casa, artistas e empresários. 

Já as imagens com negros, os profissionais os identificavam como segurança ou motorista particular, faxineira de uma casa, pixadora e até como um ladrão.

Até o momento, o vídeo publicado na página do governo no Facebook tem mais de 27 mil curtidas e 61 mil compartilhamentos, além de 1,8 milhão de visualizações.

Racismo Institucional

Segundo dados do IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados. Entre os fatores que mais contribuem para essas estatísticas, está o Racismo Institucional, problema que se manifesta quando instituições públicas ou privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua origem étnica, cor ou cultura, privando-a de oportunidades profissionais e sociais diariamente.

A ação do Governo do Paraná foi realizada em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, e criada pela Master Comunicação.

Além dos filmes que trazem as reações dos RH’s, a campanha também conta com mídia impressa e um site, o contraracismo.pr.gov.br, que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional.