O primeiro resultado de boca de urna nas eleições legislativas da França mostram que o partido República Em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, obteve 32,6% dos votos nas eleições legislativas, informou o instituto Elabe para a emissora BFM TV. Com isso, os candidatos da sigla governista podem ter conquistado entre 415 e 445 dos 577 assentos da Assembleia Nacional ontem. 

Em segundo lugar, aparece Os Republicanos, partido de direita, com 20,9% dos votos (entre 80 e 100 assentos).

Já o ultranacionalista Frente Nacional, da candidata derrotada à Presidência Marine Le Pen despencou nas eleições e deve ter obtido entre 1 e 4 assentos - contra a expectativa de obter ao menos 15 parlamentares para formar um grupo parlamentar - o que representa 13,1%.

O Partido Socialista, do ex-presidente François Hollande, ficou com 9% dos votos, tendo apenas entre 30 e 40 parlamentares. 

Em outra pesquisa boca de urna, feita pela Ipsos-Sopra Steria para a Radio France, o República Em Marcha teve 32,2% dos votos contra 21,5% dos Republicanos, 14% do Frente Nacional e 13,2% do Partido Socialista.

“Catástrofe”
A líder da extrema direita Marine Le Pen lamentou a “catastrófica” participação no primeiro turno das eleições parlamentares francesas.

Marine, que concorreu na eleição na França, pediu aos eleitores patrióticos que votassem em massa no segundo turno, em 18 de junho, para ampliar a presença do seu partido na Assembleia Nacional.

Ela também criticou o sistema eleitoral por ser desfavorável a partidos menores.