Um bebê de 11 meses teria sido agredido por uma criança de dois anos com inúmeras mordidas, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A menina, que ficou com hematomas no rosto, nas costas e no bumbum, precisou ser internada por causa das lesões.

Os pais da menina de 11 meses denunciaram o caso e foi registrado boletim de ocorrência. A Polícia Civil de Mato Grosso ouviu testemunhas entre segunda (30) e terça-feira (31).

De acordo com a delegada responsável pela investigação, Lígia Silveira, foram ouvidas a proprietária da creche, uma funcionária e a mãe da vítima. A delegada também conversou com a mãe da criança de dois anos e a própria criança. A criança, apesar de ser pequena, confirmou à delegada que mordeu a colega da creche.

“A mãe da criança que agrediu o bebê disse que a filha tem o costume de agredir e morder. Ela disse que a filha faz isso desde que o irmãozinho dela, que tem a mesma idade da vítima, nasceu”, afirmou a delegada ao portal de notícias G1.

Durante os depoimentos, a delegada descobriu que criança agressora já havia mordido o braço do bebê há algumas semanas e o fato foi comunicado aos pais da vítima.

Ainda de acordo com a delegada, as crianças estavam dormindo em colchões espalhados pelo chão na sala do descanso e a monitora saiu para atender uma criança que estava com febre. Em um intervalo de seis minutos, a criança maior estava batendo no bebê, tinha tirado a fralda e estava mordendo.

A delegada deve ouvir mais uma funcionária (a que encontrou a criança debruçada sobre a bebê agredida), além de outras crianças que estavam na mesma sala.

“A questão é que a criança ficou bem lesionada. É uma mordida de criança, a arcada dentária é pequena, e a menina [suposta agressora] confirma. Mas não sabemos até que ponto ela tem força. O que não está batendo é o tempo em que as crianças ficaram sozinhas. Elas estavam distantes uma da outra: do colchão, até ela acordar e conseguir machucar o rosto, as costas e bater nela, para isso é necessário muito tempo, mais que seis minutos”, avaliou a delegada.

Tanto as funcionárias quanto os proprietários do berçário podem ser responsabilizados pelo ocorrido. Na avaliação da polícia, o caso se configura como negligência e a instituição pode responder criminalmente.

A documentação da creche, que funciona há um ano em Rondonópolis, também será checada. A expectativa é que a investigação termine até a próxima semana.

Berçário

Em nota, a creche Berçário e Hotelzinho Donabhel informou que a cuidadora deixou a criança sozinha por cerca de cinco minutos para medir a temperatura de outra criança que estava com febre em uma sala ao lado e, ao retornar, encontrou a criança de dois anos em cima da bebê. Também disse lamentar o ocorrido.

"A dor sentida é compartilhada com todos, como é nosso dever oferecemos ajuda à família. Já prestamos esclarecimentos ao Conselho Tutelar e também à polícia", diz a instituição em uma mensagem postada numa rede social.