A criação da primeira clínica para tratar a ressaca na Austrália motivou as críticas da Associação Médica Australiana por considerar que a mesma é um incentivo para as bebedeiras descontroladas, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

A clínica Hangover, especializada em tratar os efeitos produzidos pelo consumo excessivo de álcool, sediada em Sydney, proporciona a seus pacientes líquidos intravenosos, vitaminas, remédios contra as náuseas e oxigênio por um custo que oscila entre US$ 66 e 140, segundo a emissora local "ABC".

A Associação Médica Australiana (AMA) considera que a existência de clínicas deste tipo pode incentivar as bebedeiras descontroladas e alertou que não existem evidências que comprovem a eficácia dos tratamentos oferecidos.

"Pode afetar as pessoas com a inserção desnecessária de cânulas intravenosas", comentou o vice-presidente da AMA, Stephen Parnis, que considera que o consumo excessivo de álcool também pode estar associado a outros problemas como depressão, traumas e violência, que correm o risco de ser ignorados.

Um dos donos da clínica, o ex-advogado Max Petro, afirmou para a "ABC" que a clínica esteve sob a supervisão de funcionários do estado de Nova Gales do Sul e, até o momento, não houve queixas e que seu estabelecimento contribui, inclusive, para reduzir a carga de trabalho nos serviços de emergência dos hospitais públicos.