A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta terça-feira (20) que o ano de 2016 será o mais quente desde o final do século XIX, com base nos registros de temperatura obtidos até o mês de novembro.

De acordo com a OMM, as temperaturas superam em 1,2 graus os registros do período pré-industrial, que abrange desde meados de 1880.

Segundo o Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, a Administração de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) e o Serviço Para a Mudança Climática de Copernicus, a temperatura média de 2016 ultrapassa em 0,07 graus a média de 2015, ano que marcou o recorde anterior de maiores temperaturas.

A OMM também confirmou que a temperatura dos oceanos alcançou níveis máximos históricos durante 2016, superando em quase um grau centígrado a média do século passado. O degelo no Ártico e na Antártica fez com a quantidade de gelo marinho tivesse queda brusca.

Os estudos científicos realizados para análise do clima mundial continuam provando que há ligação entre as condições meteorológicas extremas e a atividade humana.